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Apar Psicologia

Por Ana Paula Anaya Reis 21 nov., 2023
O Papel Crucial das Empresas na Saúde Mental dos Colaboradores
Por Ana Paula 04 jul., 2023
Vamos falar de People skills! O que são e como essas habilidades interferem na vida? Já deve ter visto sobre as hard skills que são as habilidades TÉCNICAS necessárias para a execução de tarefas no ambiente corporativo. Já as people Skills são o conjunto das habilidades de COMPORTAMENTO, características que permitem as pessoas se relacionarem com as outras, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer relacionamento. Muito se fala sobre people skills, mas poucos entendem o impacto destas características no seu dia a dia. Segundo Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page no Brasil, líder mundial em recrutamento, 91% das pessoas são contratadas pelas suas hard skills, competências técnicas, experiência, formação, aptidão de execução da tarefa. Contudo, ele também relata que 83% das pessoas são demitidas por falta das people skills, as capacidades de se relacionar. É fundamental para o profissional do futuro buscar desenvolver essas habilidades, uma vez que auxiliam não só na realização de funções e nas relações interpessoais como em efetivar vendas, firmar parcerias. Ascensão de cargo ou crescimentos de negócios estão intimamente ligados às people skills. Reconhecer e ampliar suas capacidades são tão importantes quanto ter uma formação específica na área de atuação. Se você ainda não começou a trabalhar seu desenvolvimento pessoal, estabeleça metas. Busque treinar sua inteligência emocional tanto no trabalho como em situações do dia a dia. A maneira que se comporta diante às situações, é boa ou ruim? Tem resultado positivo ou negativo? Com as transformações no mercado e nas relações, cada vez mais empresas estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica. Sua inteligência emocional é importante para manter equilíbrio em situações e decisões difíceis. COMUNICAR não é apenas expressar, é também saber ouvir atentamente e contextualizar o que é transmitido. Tenha em mente que dosar o que é dito e quando é dito ou escrito, além de sinal de inteligência pode interferir diretamente na sua produtividade. Muitas pessoas acreditam que e-mail não tem "tom de voz", mas a escolha dos verbos e colocação da frase trazem formas diferentes de se expressar, portanto, é fundamental tomar cuidado e escolher com cuidado a construção da frase. Você sabia que existem 3 tipos de EMPATIA? 1. Cognitiva: o interlocutor sabe e reconhece como o outro se sente, mas não sente a sua dor, nem demonstra muita sensibilidade. Isso pode fazer com que a pessoa seja vista como pragmática, fria, distante, embora muitas vezes quem tem esta habilidade esteja agindo com aparente frieza apenas como mecanismo de ação para trabalhar sob pressão, sendo extremamente eficaz ao lidar com o processo como um todo. 2. Emocional: quem tem esta empatia não só reconhece o que o outro sente como sente com ele aquela dor. Contudo, este tipo de empatia implica muitas vezes em sofrimento daquele que deveria ter o pensamento racional para tomar uma decisão que implique muitas vezes na solução de problemas maiores. 3. Compassiva: melhor forma de desenvolvimento empático, quando a pessoa reconhece e sente a realidade do outro, mas não sofre. Como entende o que acontece e não se abala emocionalmente com aquela questão consegue ter o ímpeto de ajudar, pois com pensamento crítico neutro consegue encontrar soluções e ajuda. Com qual você se identifica? Temos também o famoso "jogo de cintura" Cada vez mais o mercado exige que os profissionais saibam se reinventar. Novas demandas surgem a cada dia, tanto para futuros desafios quanto para cargos já em vigência. Para ser um talento de destaque, é necessário mostrar essa versatilidade tanto no currículo quanto na sua rotina empresarial e emocional. Saber trabalhar em equipe e lidar com o temperamento de cada um, aceitando as diferenças e trabalhando as potencialidades de cada um é uma excelente característica para se desenvolver. Um ambiente de trabalho colaborativo é mais saudável para os colaboradores e ajuda no estreitamento das relações entre eles. Fundamental para aumento da eficiência e qualidade do trabalho. Ser um profissional organizado faz com que haja economia de tempo, porque as informações são encontradas de forma mais rápida por qualquer outra pessoa. Os bons observadores e detalhistas podem ter vantagem em desenvolver essa skill, que é uma das mais procuradas no mercado. Porém, além da capacidade de análise de um quadro, também é necessária a destreza para tomar uma decisão da melhor forma possível. É a criatividade que nos permite inovar e buscar melhorias e soluções em todos os âmbitos de um negócio. Essa capacidade é desenvolvida com muito estudo e aprendizado com as experiências. Precisa estar bem com você mesmo! A ética é desenvolvida ao longo da vida, é formada por valores individuais e coletivos. Diferencial bastante importante, principalmente no meio corporativo, que pode gerar situações tensas e competitivas. Em um cenário ideal, é ela que dá a sustentação para que as outras skills se desenvolvam. Nem todos desenvolvem todas as habilidades de igual forma e intensidade, e isso é natural devido aos diferentes tipos de experiências, pontos de vista e aprendizagem. É isso que garante a singularidade de cada um. O importante é ter em mente que é desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual. Precisa de ajuda? A oportunidade Queremos contribuir ainda mais para o bem-estar mental dos colaboradores. Por meio de ações de apoio, prevenção e tratamento, é possível diminuir os casos de transtornos mentais e elevar a qualidade de vida das pessoas e com isso trazer resultados mais positivos para a empresa. Veja como podemos ajudar a sua empresa! Cuidando dos colaboradores, cuida-se da empresa! fonte: sólides alémdafacul
Por Ana Paula 26 jun., 2023
Como está a gestão do estresse?
Por Ana Paula Anaya Reis 15 ago., 2022
É urgente que se construam uma cultura de segurança psicológica e condições humanas de trabalho.
Por Ana Anaya 28 jun., 2022
Nosso cérebro é poderoso. Precisamos sempre estimular, treinar para ter melhor desempenho em todas as áreas de nossas vida a longo prazo. Muitas pessoas reclamam que a memória está falhando, mas o que está fazendo ou deixando de fazer com seu cérebro? Algumas dicas que podem ajudar: É preciso ter interesse no que quer memorizar e treinar. Brinque de memorizar a lista de supermercado por exemplo: Imagine que cada item seja uma parte do seu corpo, isso facilitará na memorização. 2. Descanse. Para exercitar a capacidade de memória é preciso descontrair. 3. Use a regra mnemônica. Associe cada número a uma imagem, monte uma história por associação. 4. Prepare o ambiente. Silêncio, organização e iluminação. 5. Viva com intensidade. Recorde do que viveu fazendo um balanço do seu dia antes de dormir. Quanto mais for lembrado, mais vivo fica na memória. Não deixe que seja só mais um dia. 6. Esteja motivado. A boa memória também depende do nível de inteligência geral, habilidade verbal e o real interesse no que está aprendendo. Estimular o cérebro ajuda a desenvolver as múltiplas inteligências. 7. Use jogos. Jogo de xadrez por exemplo ajuda na memória. Já reparou que um bom jogador nunca esquece das suas jogadas. Se desafie! 8. Cultive a felicidade. Sintomas como depressão, ansiedade afetam a capacidade de memória deixando o cérebro lento. Faça aquilo que te deixa feliz. 9. Repita e repita. A repetição estimula o sistema nervoso e garante uma boa memória. 10. Evite sobrecarga mental. Faça uma coisa por vez para manter o foco. Quantas vezes esquecemos onde colocamos a chave, celular, óculos? O cérebro tem capacidade limitada para lidar com multitarefas. Por isso tem falhas quando excedemos ou exigimos demais do nosso cérebro. Calma, respira, planeje, aja! 11. Sempre que puder, escreva a mão. A tecnologia facilita e muito a nossa vida, mas é importante para o cérebro, manter um hábito de escrever a mão! 12. Faça ginástica cerebral. Mude a forma que faz as coisas, desafie seu cérebro. Faça coisas da rotina de formas diferentes como: escovar os dentes com a outra mão, tomar banho de baixo para cima no escuro, escrever seu nome com a mão que não escreve normalmente... Use sua criatividade para estimular seu cérebro! 13. Faça ginástica física. Nem precisa de explicação. 14. Pratique meditação. Ajuda na atenção plena. "A verdadeira arte da memória é a arte da atenção" Samuel Johnson
Por Ana Anaya 11 jan., 2022
“Estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”
Por Ana Paula Anaya Reis 17 nov., 2021
Ser pefeccionista te atrapalha ou te ajuda?
Por Ana Anaya 30 mar., 2021
No início o desafio das empresas era garantir a ergonomia, com mesa e cadeira apropriadas. Será que foi resolvido para todos? Em seguida a preocupação com a saúde mental, oferecendo as opções telemedicina e teleterapia além da assistência médica e contratação ou parceria com empresas da área da saúde. Precisamos ir muito além, ter um cuidado real com os colaboradores, porque vemos que muitas empresas colocam essas opções, mas é como fachada e isso é muito triste, porque o colaborador espera um acolhimento diante tantos medos e incertezas do momento. Será que a nova rotina em casa é a mesma para todos? Será que as empresas estão atentas a isso? Ou as cobranças e pressões estão maiores? Falamos sobre esse assunto porque vemos nos atendimentos psicológicos que realizamos relatos de cliente sobre essa falta de tato e sensibilidade. Tem gestores que dizem: "agora você terá mais tempo para se especializar profissionalmente, não tem mais desculpas" Será mesmo? Vemos reuniões sendo marcadas uma atrás da outra, quando não, uma no mesmo horário que a outra. Sim, eu já vi isso acontecer. Como consegue dividir seu cérebro para prestar atenção e ser produtivo com tantas informações ao mesmo tempo?! Vemos mensagens de trabalho chegando a qualquer hora do dia, sem regras pré-estabelecidas, parece que os horários de trabalho que tinham presencialmente não existem mais. Essas mensagens de trabalho fora de hora deixa-os preocupados, atrapalhando o sono e o descanso. Antes podia-se tirar uma dúvida rápida por exemplo, indo à mesa do colega, as reuniões eram uma de cada vez, impossível acontecer mais de uma no presencial. O colaborador, quero dizer, a pessoa tem acúmulos de atividades, muitas vezes pode ser difícil para ela lidar com toda essa mudança, e na ânsia de dar conta de tudo, gera-se o estresse entre outros sintomas. Se a pessoa tem filho, a demanda varia de acordo com a idade deste. Se tem atividades, aulas online, muitas vezes os pais, os responsáveis precisam acompanhar as aulas, o que antes não faziam. Se estão todos em casa, as refeições precisam ser preparadas e isso demanda tempo, o que antes o colaborador muitas vezes não precisava se preocupar, porque almoçava no restaurante. As compras da casa são feitas com frequência maior, ou quantidade maior, mas será que há esse dinheiro? A manutenção da casa, ou seja, limpeza, organização, acaba sendo feita mais vezes, por ter mais movimento na casa, logo mais sujeira, bagunça. E quando tem filhos pequenos, sabemos que é ainda maior. Tudo isso é cansativo. Imagine que no meio de uma atividade de trabalho, concentrado, seu filho começa a te chamar porque precisa de ajuda ou porque quer atenção. Imagine os pais ou pessoas que moram na mesma casa, entram no seu novo ambiente de trabalho, de estudo e começam a conversar assuntos que poderiam ficar para depois. Mesmo depois de mais de um ano, as adaptações ainda estão acontecendo. A tecnologia com certeza veio para facilitar a vida, só que o excesso está gerando uma estafa mental. Já existia a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). Os sintomas mais comuns da SVRC é sensação de areia, ardência, olhos embaçados e vermelhos, além de dores de cabeça, sonolência, mal-estar, tontura e cansaço. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta que até 90% das pessoas que utilizam computador por mais de três horas diárias apresentam algum sintoma relacionado à SVRC. Imagina agora? Qual é o momento de descanso? Qualidade de vida nunca foi tão essencial e isso envolve a saúde física e a saúde mental. O que será mais importante: O tempo que se trabalha ou o que se entrega, os resultados? Então aqui vão algumas sugestões: 1. Verifique se a reunião que pretende agendar realmente é necessária ou se um e-mail resolve; 2. Verifique a possibilidade de estabelecer um dia em que NÃO acontecerá nenhuma reunião, se possível na sexta-feira; 3. Estabeleça e respeite o horário de almoço e aumente esse tempo já que a pessoa vai preparar sua refeição e muitas vezes a da família também; 4. Respeite o horário de início e término das atividades; 5. Promova palestras, rodas de conversas rápidas e práticas sobre assuntos de saúde física, mental, organização, planejamento de atividades e porque não sobre organização dos ambientes. 6. Promova confraternizações online sempre que possível e horário apropriado para todos... Algumas indicações: - Faça parceria com Apar Psicologia para cuidar da saúde mental dos colaboradores com atendimentos psicológicos com psicólogos, terapia complementar com constelação sistêmica, palestras, rodas de conversas sobre saúde mental e sobre o cuidado e organização de ambientes. - Faça parceria com a empresa Arte da Tribo para confraternizações, comemorações online também;
Por Ana Anaya 20 mar., 2021
Tudo é sobre comportamento, que é sobre sobre o sentimento, que é sobre o pensamento, que é sobre o conhecimento! A forma como agimos impacta nos resultados. As decisões que tomamos impacta na nossa vida, na vida do próximo, na economia, na política, nas empresas, nos relacionamentos etc. Não importa se é um líder iniciante ou experiente, de empresas de pequenas ou de grande porte, não importa se é do setor privado, público ou político, as decisões influenciam no sucesso das organizações. O desenvolvimento econômico depende de uma liderança eficaz que criam culturas e constroem equipes para tocar planos e estratégias que permitem suas organizações superarem a concorrência. Em 2009, o Google resolveu criar um novo projeto e fazer um experimento radical de RH em que não haveria nenhum gestor para gerir pessoas. O trabalho, denominado “Projeto Oxigênio” partia do princípio de uma organização totalmente horizontal. Alguns meses depois, o experimento se provou um total desastre: os colaboradores não tinham qualquer orientação sobre o que deveriam fazer, e nem as respostas para perguntas e necessidades básicas, o que acabou inviabilizando a execução do trabalho. As pessoas inatamente respondem a uma liderança eficaz porque, como animais que vivem em grupo, elas inconscientemente entendem que o que é bom para o grupo é bom para elas. De qualquer forma o Google percebeu atributos importantes para qualquer líder: 1. Seja um bom coach Ou você se preocupa com seus colaboradores, ou não. Não existe meio termo. Se você se importa, vai investir tempo e energia para ajudá-los a se tornarem versões melhores de si mesmos. Esses são os primeiros 50% de ser um bom coach. A outra metade é saber que você é um facilitador. Faça boas perguntas, em vez de apenas dar as respostas. Expanda o ponto de vista dos seus colaboradores em vez de fornecer respostas prontas. Acrescento que esse atributo funciona muito bem para a nova geração que espera tudo pronto e tem dificuldade em lidar com o NÃO. 2. Capacite as equipes e não faça microgerenciamento Ninguém gosta de ser microgerenciado. A pesquisa da especialista em empoderamento Gretchen Spreitzer (Universidade de Michigan) mostra que os colaboradores empoderados têm maior satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, o que reduz a rotatividade e aumenta o desempenho e a motivação. Além disso, os líderes que empoderam seus colaboradores são vistos por eles como mais influentes e inspiradores. 3. Crie um ambiente inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e o bem-estar das pessoas O cumprimento individual das metas é frequentemente um esforço conjunto. As pessoas sentem grande alegria por fazer parte de uma equipe vencedora. Os melhores líderes facilitam o espírito de equipe e a interdependência. E os colaboradores reagem aos líderes que estão preocupados em vencer de uma maneira que preserve seu bem-estar. Bernardinho disse: "no momento em que alguém da sua equipe deixar de vir a você líder com algo que aflige a ele, com alguma preocupação, há duas razões: 1. duvidam da nossa capacidade como líder em ajudá-los; 2. É mais grave, quando duvidam da nossa intenção de ajudá-los, que não nos preocupamos realmente com eles". 4. Seja produtivo e orientado para resultados Leve a produtividade de seus colaboradores a sério e forneça-lhes as ferramentas para serem produtivos, mantendo o número de processos no mínimo. 5. Seja um bom comunicador – ouça e compartilhe informações O maior problema com a comunicação é a ilusão de que isso ocorreu. Muitas vezes isso não acontece devido à falta de esforço das partes transmissora e receptora. Invista na comunicação e garanta sua capacidade de ouvir ativamente. Acrescento um ensinamento do técnico de vôlei Bernardinho: "Muitos problemas pessoais, embora não soubesse como resolvê-los, mas de alguma forma eu tinha que endereça-los". Buscar formas de ajudá-los. Se alguém te procura e você fala, sou apenas o treinador....não...eu entendi que eu tinha que realmente me preocupar". 6. Dê uma visão clara da estratégia para a equipe Envolva os colaboradores. Esteja preparado para comunicar estratégias e objetivos com mais frequência do que você jamais imaginou. 7. Apoie o desenvolvimento na carreira e discuta o desempenho Os melhores líderes se importam com as carreiras e o desenvolvimento de seu pessoal, tanto quanto se importam com os seus. As pessoas anseiam por feedback. E você deve isso a eles. As pessoas não trabalham para obter um retorno de 20% sobre os ativos ou qualquer outra meta numérica. Elas trabalham para trazer significado às suas vidas, e o significado vem do crescimento e desenvolvimento pessoal. 8. Tenha a expertise técnica para assessorar a equipe O Google quer que seus líderes tenham habilidades técnicas essenciais para poder compartilhar a experiência do “foi lá e fez aquilo”. Então, esteja lá e faça aquilo, para desenvolver seu conhecimento essencial, seja o que for. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor e leia tudo o que puder. De acordo com o psicólogo Dr. Robert Hogan sabemos a importância da personalidade, e os psicólogos têm as ferramentas para avaliar, selecionar e desenvolver as pessoas certas para os papéis certos pelas razões certas. Cada vez mais tem se destacado os papéis dos psicólogos e do quanto o trabalho destes é importante na vida de qualquer pessoa, para identificar quem tem perfil de líder, quem pode se desenvolver. Nem todo mundo tem esse perfil, e está tudo bem, mas todos querem ser reconhecidos pelos seus trabalhos. Todo ser humano é parte essencial de um processo. Apar Psicologia Cuidando dos colaboradores, cuida-se da empresa!
Por Ana Anaya 14 mar., 2021
A psicoterapia é um tratamento que começa através da fala, em um ambiente seguro, sem julgamento e sem exposição. O psicólogo aplica conhecimento teórico e técnico, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar, profissional e social. O tratamento psicológico é um processo, que busca tratar comportamentos, emoções e/ou pensamentos que trazem sofrimento ao paciente. O tratamento exige que aconteça pelo menos uma sessão por semana enquanto for necessário, cada sessão tem duração de 50 minutos a uma hora no dia e horário agendado. A pontualidade faz parte do processo já que o atendimento acontece dentro do tempo estipulado, a ssim como o comprometimento com o tratamento!
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