Vamos falar de People skills!
O que são e como essas habilidades interferem na vida?
Já deve ter visto sobre as hard skills que são as habilidades TÉCNICAS necessárias para a execução de tarefas no ambiente corporativo.
Já as people Skills são o conjunto das habilidades de COMPORTAMENTO, características que permitem as pessoas se relacionarem com as outras, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer relacionamento. Muito se fala sobre people skills, mas poucos entendem o impacto destas características no seu dia a dia.
Segundo Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page no Brasil, líder mundial em recrutamento, 91% das pessoas são contratadas pelas suas hard skills, competências técnicas, experiência, formação, aptidão de execução da tarefa. Contudo, ele também relata que 83% das pessoas são demitidas por falta das people skills, as capacidades de se relacionar.
É fundamental para o profissional do futuro buscar desenvolver essas habilidades, uma vez que auxiliam não só na realização de funções e nas relações interpessoais como em efetivar vendas, firmar parcerias. Ascensão de cargo ou crescimentos de negócios estão intimamente ligados às people skills.
Reconhecer e ampliar suas capacidades são tão importantes quanto ter uma formação específica na área de atuação. Se você ainda não começou a trabalhar seu desenvolvimento pessoal, estabeleça metas. Busque treinar sua inteligência emocional tanto no trabalho como em situações do dia a dia.
A maneira que se comporta diante às situações, é boa ou ruim? Tem resultado positivo ou negativo?
Com as transformações no mercado e nas relações, cada vez mais empresas estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica.
Sua inteligência emocional é importante para manter equilíbrio em situações e decisões difíceis.
COMUNICAR não é apenas expressar, é também saber ouvir atentamente e contextualizar o que é transmitido. Tenha em mente que dosar o que é dito e quando é dito ou escrito, além de sinal de inteligência pode interferir diretamente na sua produtividade.
Muitas pessoas acreditam que e-mail não tem "tom de voz", mas a escolha dos verbos e colocação da frase trazem formas diferentes de se expressar, portanto, é fundamental tomar cuidado e escolher com cuidado a construção da frase.
Você sabia que existem 3 tipos de EMPATIA?
1. Cognitiva: o interlocutor sabe e reconhece como o outro se sente, mas não sente a sua dor, nem demonstra muita sensibilidade. Isso pode fazer com que a pessoa seja vista como pragmática, fria, distante, embora muitas vezes quem tem esta habilidade esteja agindo com aparente frieza apenas como mecanismo de ação para trabalhar sob pressão, sendo extremamente eficaz ao lidar com o processo como um todo.
2. Emocional: quem tem esta empatia não só reconhece o que o outro sente como sente com ele aquela dor. Contudo, este tipo de empatia implica muitas vezes em sofrimento daquele que deveria ter o pensamento racional para tomar uma decisão que implique muitas vezes na solução de problemas maiores.
3. Compassiva: melhor forma de desenvolvimento empático, quando a pessoa reconhece e sente a realidade do outro, mas não sofre. Como entende o que acontece e não se abala emocionalmente com aquela questão consegue ter o ímpeto de ajudar, pois com pensamento crítico neutro consegue encontrar soluções e ajuda.
Com qual você se identifica?
Temos também o famoso "jogo de cintura"
Cada vez mais o mercado exige que os profissionais saibam se reinventar. Novas demandas surgem a cada dia, tanto para futuros desafios quanto para cargos já em vigência.
Para ser um talento de destaque, é necessário mostrar essa versatilidade tanto no currículo quanto na sua rotina empresarial e emocional.
Saber trabalhar em equipe e lidar com o temperamento de cada um, aceitando as diferenças e trabalhando as potencialidades de cada um é uma excelente característica para se desenvolver.
Um ambiente de trabalho colaborativo é mais saudável para os colaboradores e ajuda no estreitamento das relações entre eles.
Fundamental para aumento da eficiência e qualidade do trabalho. Ser um profissional organizado faz com que haja economia de tempo, porque as informações são encontradas de forma mais rápida por qualquer outra pessoa.
Os bons observadores e detalhistas podem ter vantagem em desenvolver essa skill, que é uma das mais procuradas no mercado. Porém, além da capacidade de análise de um quadro, também é necessária a destreza para tomar uma decisão da melhor forma possível.
É a criatividade que nos permite inovar e buscar melhorias e soluções em todos os âmbitos de um negócio. Essa capacidade é desenvolvida com muito estudo e aprendizado com as experiências.
Precisa estar bem com você mesmo!
A ética é desenvolvida ao longo da vida, é formada por valores individuais e coletivos. Diferencial bastante importante, principalmente no meio corporativo, que pode gerar situações tensas e competitivas. Em um cenário ideal, é ela que dá a sustentação para que as outras skills se desenvolvam.
Nem todos desenvolvem todas as habilidades de igual forma e intensidade, e isso é natural devido aos diferentes tipos de experiências, pontos de vista e aprendizagem. É isso que garante a singularidade de cada um.
O importante é ter em mente que é desenvolvimento contínuo e sempre sujeito a aperfeiçoamento. Assim sendo, vale a pena buscar fortalecer e reconhecer as capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual.
Precisa de ajuda?
A oportunidade
Queremos contribuir ainda mais para o bem-estar mental dos colaboradores.
Por meio de ações de apoio, prevenção e tratamento, é possível diminuir os casos de transtornos mentais e elevar a qualidade de vida das pessoas e com isso trazer resultados mais positivos para a empresa.
Veja como podemos ajudar a sua empresa!
Cuidando dos colaboradores, cuida-se da empresa!
fonte:
sólides
alémdafacul
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